TESTE

Como começar a estudar para Concurso Público?

Quer estudar para concurso público e não sabe por onde começar? Fique tranquilo (a), vou te ajudar, mostrando cinco passos que você pode seguir para dar início à sua carreira de concurseiro(a).

Essa dificuldade não é só sua, quase todas as pessoas que decidem estudar para concurso público, no início, se sentem perdidas, sem saber por onde começar e qual o caminho a seguir. O importante é que o primeiro passo já foi dado: a decisão de estudar. Esse é o primeiro passo em direção à sua aprovação.

Evidente que não existem fórmulas mágicas, receitas prontas nem regras fixas; em se tratando de aprendizagem, o melhor é identificar de que maneira você consegue apreender o conteúdo com mais facilidade e, a partir daí, traçar seu objetivo. As dicas te ajudarão a organizar e definir seu estudo, bem como, nortear e delimitar suas metas a curto, médio e longo prazo.

Uma das primeiras coisas a fazer é ter em mente que você terá uma longa jornada pela frente. Será preciso foco, força, determinação e motivação. Não será fácil, porém a todo momento você deve lembrar os motivos que o fizeram optar por ser concursado(a). Além disso, você precisará de dedicação, isso mesmo, terá de abdicar de algumas coisas para seguir rumo à sua aprovação. Sem mais delongas, vamos às dicas:

1. Escolha a área desejada

A primeira dica é você escolher o concurso que deseja prestar. As provas estão cada vez mais complexas e a concorrência mais acirrada. Os editais são diferentes a depender da área escolhida, por isso é importante definir se fará concurso de Tribunais, de Prefeituras Municipais, da Marinha, da área de Saúde, Educação, etc. Cada área exige conhecimentos específicos. Você pode pegar provas anteriores e verificar quais disciplinas são mais cobradas em cada área. Após fazer esse exercício você já pode seguir para o próximo passo.

2. Comece a estudar já

Após definir a área e identificar as disciplinas cobradas, é hora de começar imediatamente os estudos. Isso mesmo. Um dos erros cometidos pelos concurseiros (as) é iniciar os estudos somente após a publicação do edital. Aí você pode perguntar: mas como saberei o que estudar? Você pode buscar junto às Bancas organizadoras dos concursos os editais anteriores, geralmente eles não mudam muito, principalmente a parte de conhecimentos específicos, você pode começar por aí. Após a publicação do edital você terá entre 60 e 90 dias até a data da prova, esse tempo é muito pouco para se preparar, por isso, não espere o edital sair, pois ele não vai esperar você se preparar para a realização da prova. Comece a estudar o quanto antes.

3. Organize seus materiais e faça um planejamento

Para que você tenha uma boa aprendizagem é preciso estudar por bons materiais. Pesquise e adquira materiais de qualidade, estes podem ser em formatos PDFs, videoaulas, mapas mentais, resumos, questões, etc. O importante é você descobrir que tipo de material combina mais com seu estilo de aprendizagem, eles também podem ser combinados para facilitar. Faça um planejamento; defina quais dias e horários você irá disponibilizar para este novo plano de vida, então, verifique quantas disciplinas e quais conteúdos precisará estudar e distribua o tempo entre eles. Organize seu espaço de estudo, mantenha uma rotina e programe os conteúdos que estudará a cada dia.

4. Faça revisões e resolva questões

Considerando que estudar para concurso é bem diferente de estudar para uma prova do colégio ou de faculdade, por exemplo, é necessário realizar revisões constantemente para impedir a curva do esquecimento. Nosso cérebro, ao aprender algo novo, retém a informação de maneira provisória, é preciso revisar para que o novo conteúdo fique guardado na memória de longo prazo; o conteúdo de concurso público é extenso, caso você não faça revisões, ele irá “sumir” da sua cabeça como em um passe de mágica; faça conexões entre os estudos e sua vida pessoal, isso pode de ajudar a lembrar, pois funcionará como gatilhos mentais. Outra dica importante é descobrir qual seu horário mais produtivo e intensificar os estudos nesse horário. Faça pausas, intercale as disciplinas, elimine as distrações, fique off-line, deixe as preocupações de lado. Fazendo isso, com certeza, seu aprendizado será intensificado.

A resolução de questões também deve constar no seu planejamento de estudo por três questões básicas: Primeira – te ajudará a conhecer a banca organizadora do certame. Ao responder as questões você se familiarizará com o estilo da banca, identificará as estruturas lógicas das questões e o que, de cada disciplina, costuma ser mais cobrado, sendo assim, poderá fazer um estudo mais focado e direcionado. Segunda: Algumas disciplinas cobradas nos concursos de Serviço Social são de cunho mais teórico e considerando que nem tudo que aparece nos livros, principalmente naqueles mais acadêmicos, é importante para provas de concursos, as questões vão te direcionar; à medida que você resolver as questões, vai perceber os aspectos possíveis de cobrança em prova. Assim, a leitura da teoria passa a ser mais eficiente. Terceira: ao resolver questões você irá monitorar sua aprendizagem e ao mesmo tempo, memorizar os conteúdos. Quanto mais questões responder, melhor avaliará seu aprendizado e mais conteúdos serão memorizados.

5. Estude até passar

A ordem é : ESTUDAR ATÉ PASSAR e não, estudar para passar. O processo de formação deve ser contínuo. Quando você entra na carreira de concursos públicos deve ter em mente que, apesar de todos os desafios e dificuldades que encontrará ao longo do caminho, a ordem é sempre não parar. Imagina que você vai à padaria e chagando lá, tem uma fila. Não querendo aguardar você retorna para casa e, após duas horas, vai novamente à padaria. Ao chagar lá, você vai direto ao balcão fazer seu pedido porque já havia estado ali antes ou fica na fila aguardando a sua vez? Claro que aguarda não é? Com concurso é assim também. Quando você começou a estudar muitas pessoas já “estavam na fila”, tenha calma, a sua vez vai chagar. Se você desistir retornará para o final da fila, não faça isso, persista até alcançar seu objetivo. Manter a motivação e não cair na procrastinação é um dos grandes desafios. Um dos segredos para a aprovação é a persistência, a paciência e o foco. Sempre que pensar em desistir, lembre-se do porque começou. Como nada na vida é fixo, não podemos precisar quanto tempo você vai demorar para ser aprovado (a), isso dependerá de você e das condições objetivas nas quais está inserido (a).

É isso aí, espero ter contribuído para melhorar seus estudos. Escolham um certame, se dediquem, pois a aprovação virá em breve!

Abraço,

Marina Silva

 

 

 

 

 

Tags: No tags

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *